26 de julho: Dia dos Avós

Em 26 de julho comemora-se o Dia dos Avós. Para àqueles que tiveram a oportunidade de tê-los por perto e receberem o carinho, a dedicação, os ensinamentos, a sabedoria, que só os avós são capazes de passar, sintam-se privilegiados. Afinal, como diz um velho ditado popular: ser avó – avô…  é serem pais duas vezes.

A data é celebrada apenas no Brasil e em Portugal desde 1980, em referência a luta de uma militante avó portuguesa, D. Ana Elisa Couto (1926-2007) que queria que os avós tivessem mais importância na vida familiar. Além desta, há também uma história religiosa em volta do Dia dos Avós. Segundo historiadores, já que esses dados não constam na bíblia, 26 de julho, é considerado o Dia de Sant’Ana e de São Joaquim, segundo a Igreja Católica. Pelo catolicismo, eles são os pais de Maria, ou seja, os avós de Jesus. E é exatamente por isso, que essa é a data escolhida para celebrar o Dia dos Avós.

Independente do que contam os livros ou os historiadores, bora somar em gratidão esse carinho que embala os corações.  Abrace àqueles que representam cheiro de colo e aroma de açúcar, que sejam para sempre lembrados, celebrados e homenageados. Ainda que, por vídeo-mensagens ou outros tipos de tecnologias que nos possibilitam a modernidade de estarem próximos dos nossos bons velhinhos.

Felizes daqueles que podem fazer da casa dos avós a sua segunda casa, pois é lá, que se tem a certeza de que o amor se multiplica.

Os cabelos já são brancos e no rosto, as marcas da caminhada de uma longa jornada. Os passos são lentos e devem ser precisos para mantê-los firmes. A voz embargada pelo tempo e pela carência de atenção, mas nos olhos há brilho, e o coração…carregado de amor!

Saudamos todos os avós que presentes fisicamente ou não, que embalam os seus netos em ensinamentos de amor.