No dia 26 de agosto é comemorado o Dia Internacional da Igualdade Feminina, motivo para festejar e ao mesmo tempo repensar sobre a união de toda a classe.
As mulheres travam uma luta diária para provar e comprovar a sua capacidade em todos os conceitos, principalmente pela igualdade e respeito entre os gêneros.
Diante de tantas campanhas contra os abusos sofridos pelas mulheres, a nossa maior luta é por mais independência e menos submissão.
O marco desta data ocorreu em 26 de agosto de 1920, quando foi aprovada a 19ª emenda da constituição que dava às mulheres o direito ao voto. Partiu daí a luta pela igualdade política. No mesmo dia, em 1973, o Congresso dos Estados Unidos decidiu que seria celebrado o “Dia Internacional da Igualdade Feminina”, em homenagem à aprovação da 19ª emenda, mesmo depois de 53 anos, foi permitido o voto às mulheres norte-americanas.
Numa trajetória infinita de descobertas, de altos e baixos, é significativo se perceber, cada vez mais forte. Enfrentar as suas derrotas, os seus problemas, os seus fantasmas de frente e dar nomes à eles. Só assim sentirá a força que existe dentro de você e compreenderá que fracassar, às vezes, faz parte da vida humana e não é uma fraqueza sua.
Na caminhada há perdas e ganhos. Até caímos, mas temos a capacidade de nos reerguer e nos fortalecer ainda mais. Isso é se definir forte, é encontrar dentro de si o seu significado perante a sociedade, sem que ninguém consiga diminui-la ou desdenhar da sua capacidade de ser mulher…
Mulher esta, inteligente, com definição e estratégias próprias para lutar pelo que quer e aonde quer chegar. Essa é a sua força, que vem de dentro e reflete em outras mulheres que se inspiram e começam a buscar àquilo que está preso, escondido, mas que no fundo todas têm: a sua “força interior”. Só precisam ser encorajadas para enxergar um mundo se abrindo diante dos seus olhos e a real capacidade de abraçá-lo.
É importante que antes de todos, a mulher valorize as suas conquistas, não deixe de sonhar e almejar melhorias, se olhe e se reconheça no espelho com a capacidade de aspirar, buscar e conquistar, sempre mais!
Avante, Adiante, Sempre em Frente… Mulheres!