25 de julho comemora-se o “Dia do Escritor”

No dia 25 de julho comemora-se o Dia do Escritor. E o que falar dessa profissão senão for para divulgar o acervo de livros e grandes autores que vêm a nossa memória.

O Escritor é capaz de elaborar obras por meio de vários tipos, para isso, faz uso das palavras escritas, incluindo técnicas, estilos, para comunicar, dialogar, transmitir, passar ideias. Assim, essas obras traduzidas, sejam em romances, poesias, contos, textos jornalísticos, artigos, posts em blogs, textos em quadrinhos, script de um personagem de novela, peça de teatro ou filme; enfim…

 

 

Todas as maneiras de escrita tem o objetivo de atrair um público e levar informações ainda que, seja positiva para alguns e outros não. Um Escritor tem a plenitude de afunilar ideias numa junção de palavras e fazê-las circular com o intuito de ampliar em conhecimento, troca de ideias, cultura.

Eu amo livros!

Temos em nosso repertório uma infinidade de palavras numa literatura rica de histórias que fazem parte das nossas vidas desde a antiguidade até os tempos modernos.

A escolha dessa data deve-se à realização do I Festival do Escritor Brasileiro, patrocinado pela União Brasileira de Escritores (UBE), que ocorreu em 25 de julho de 1960. De lá para cá, faz parte das datas comemorativas da literatura brasileira.

Do mesmo jeito que falam que o Brasil é rico em flora e fauna, também é rico em grandes e renomados escritores que nos deixaram um legado bastante rico, sem deixar de parabenizar e incentivar os novos e talentosos profissionais escritores que elevam as nossas expectativas para além da nossa rotina diária.

E o que falar de um livro!? Um livro é capaz de nos levar para os lugares mais inimagináveis possíveis. Conseguimos nos deslocar para vários ambientes num vai e vem incessante de curiosidades para ler a próxima página, o próximo capítulo e até mesmo a próxima edição de uma série.

 

A leitura deveria ser o único vício sem cura de qualquer ser humano. Além de acrescentar em cultura, aprendizado, vocabulário, é maravilhoso fazer parte de inúmeros contos e ainda, testemunhar dando dicas de boas leituras para quem quiser se aventurar.

Que as palavras estejam sempre entre nós, não apenas como forma de comunicação verbal, mas que as pessoas acreditem que a escrita tem um papel fundamental na sociedade, enquanto seres humanos.

 

Através da escrita, podemos chegar onde queremos sem fazer muito ruído, sem que tenhamos que nos deslocar. Enfim, podemos o que queremos.

  • Citações…

É preciso se embriagar da escrita para que a realidade não o destrua.
Ray Bradbury

O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes.
Cora Coralina

Eu não tenho filosofia; tenho sentidos…
Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é,
Mas porque a amo, e amo-a por isso
Porque quem ama nunca sabe o que ama
Nem sabe por que ama, nem o que é amar…
Fernando Pessoa



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.