As florestas são caracterizadas pela biodiversidade e isto implica nas várias espécies vivas de matas, árvores, plantas, enfim. A biodiversidade em geral está ligada a floresta, tratando-se inclusive do vento, das chuvas, das situações climáticas, do ecossistema, implicando diretamente na salvação e no futuro do nosso planeta.
O Dia 17 de Julho é festejado por àqueles que se importam com a proteção, desenvolvimento, educação, acolhimento e engajamento nas causas que defendem às florestas contra o seu principal inimigo: as constantes agressões efetuadas pelo homem.
O Dia do Protetor de Florestas, também é conhecido como Curupira. Uma das figuras ilustres do Folclore Brasileiro, sendo conhecido principalmente pelos pés virados ao contrário (para trás) e pelos cabelos vermelhos.
Os pés do Curupira virados para trás, segundo a lenda, ajudam a despistar os inimigos, deixando-os confusos com os passos invertidos, assim, ele consegue atingir os seus adversários de maneira surpreendente e mais rápida. Dessa forma, o Curupira é conhecido e reconhecido por proteger as florestas dos desmatamentos, da caça aos animais e principalmente, pelas agressões feitas pelo homem.
Mas, independente da Lenda do Curupira, há muita gente engajada na defensão e proteção às florestas, como ONGs,
campanhas, mídia, etc.
Viver com a floresta entre nós, é sentir-se livre para viver com intensidade a essência de tudo que é vivo. Matar a floresta é anular a própria existência e morrer como se nunca tivesse vivido.
Protetores são àqueles que refletem sobre o que é bom para si, é bom para o mundo!
por Eleuza Leal